Cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile)

Compartilhar:

O cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile A.St.-Hil) é uma espécie natural das regiões abertas do Cerrado Brasileiro. Também é popularmente conhecido como cajuí e cajuzinho-do-campo. Essa planta possui um grande potencial para exploração comercial devido ao seu sabor delicioso e seu valor nutricional. O nome “caju” tem origem na palavra indígena “acaiu,” que, em tupi, significa “noz que se produz” (Pereira et al. 2016). O caju, fruto do cajueiro, é composto por duas partes: o fruto em si, que é comumente chamado de “castanha,” e o pseudofruto, conhecido tecnicamente como “pedúnculo floral,” que é a parte que é vendida e consumida como fruta.

Fotos: Henrique Moreira (Silva-Luz, 2023)

Estado de Conservação

LC – Pouco Preocupante (SiBBr, 2014)

O estado de conservação do cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile A.St.-Hil), é considerado pouco preocupante, de acordo com dados fornecidos pela Lista Vermelha de Ameaça da Flora Brasileira 2014 do CNCFlora, 

Classificação Científica

O cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile A.St.-Hil) é uma planta angiosperma da família Anarcadiaceae, que é composta de 21 espécies do gênero Anarcandium. 

Sinônimos: Monodynamus humilis, Anacardium pumilum, Anacardium subterraneum

Reino
Plantae
Divisão
Angiospermae
Classe
Magnoliopsida
Ordem
Sapindales
Família
Anacardiaceae
Gênero
Anacardium
Espécie
A. humile

Distribuição Geográfica

O cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile) é uma espécie nativa do Cerrado Brasileiro. Ocorre principalmente nas áreas abertas do bioma, como Cerrado Sentido Restrito, campo sujo, campo limpo e campo rupestre. Ocorre nos estados de Goiás, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. 

Mapa cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile A.St.-Hil). Fonte: Silva-luz et al. 2023

Descrição Geral

Anacardium humile é um subarbusto hemafrodita, cuja floração ocorre entre os meses de junho a dezembro, e a frutificação ocorre entre outubro e novembro. A fruta do cajuzinho-do-cerrado é considerado um pseudofruto, e o fruto verdadeiro é a parte que comumente chamada de castanha. Ele é relativamente pequeno, menor do que o caju tradicional, com um sabor ácido e suculento. Sua coloração pode variar de amarelo a vermelho, e geralmente, cada fruto pesa de 5 a 12 gramas, contendo uma única semente.  

Importância Ecológica

As flores do Anacardium humile polinizados por abelhas e borboletas e os frutos do cajuzinho-do-cerrado consumidos por mamíferos. Do porto de vista ecológico,  essa espécie possui uma vantagem adaptativa com relação a outras espécies, devido à profundidade de suas raízes e a maior parte de sua biomassa estar localizada abaixo do solo, tornando-a mais resiste à seca e ao fogo (Agostini-Costa, 2016)

Principais Usos do Cajuzinho-do-Cerrado

O cajuzinho-do-cerrado é versátil em termos de consumo, podendo ser apreciado in natura ou após processamento. Seu fruto é usado na preparação de sucos, bebidas, doces e até mesmo na produção de produtos fermentados, como vinho, vinagre, compotas, passas de caju, geleias e sorvetes. Quando fermentado, os pequenos frutos produzem uma espécie de aguardente, conhecida pelos índios como cauim. As amêndoas ou castanhas, provenientes do fruto verdadeiro, também são aproveitadas em diversas receitas.

Referências Bibliográficas

AGOSTINI-COSTA, T.S., FARIA, J.P., NAVES, R.V.,Anacardium spp. In: Vieira, R. F.; Camillo, J.; Coradin, L. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Centro-Oeste. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2016, cap. 5, pp. 138-149.

PEREIRA, L.D., COSTA, M.L., PINTO, J.F.N., ASSUNÇÃO, H.F., REIS, E.F., SILVA, D.F.P. 2016. Diversidade genética do florescimento de Anacardium humile A.St.-Hil no Sudeste Goiano. Revista Brasileira de Agropecuária Sustetável, v.6, n.4, p.19-25. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322726547_DIVERSIDADE_GENETICA_DO_FLORESCIMENTO_DE_Anacardium_humile_A_St_Hill_NO_SUDOESTE_GOIANO

SILVA-LUZ,C.L., PIRANI, J.R., PELL,S.K., MITCHELL, J.D, 2023. Anacardiaceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB15463>. Acesso em: 27 set. 2023.

SiBBr. 2003. Anacardium humile in Ficha de Espécies do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Disponível em: <https://ferramentas.sibbr.gov.br/ficha/bin/view/especie/anacardium_humile>. Acesso em 27 set. 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

© 2024 Ser Cerrado – Todos os direitos reservados